A manutenção através da análise do óleo

img_lm_curso_767x431

A análise do óleo como ferramenta de manutenção industrial começa a aplicar-se em setores concretos da indústria nos anos 50 do século passado e pouco a pouco é adotada de forma geral como método para detetar falhas precoces em equipamentos complexos, tais como turbinas de gás.

Atualmente, quer o desenvolvimento de equipamentos de laboratório, quer a inovação em práticas de manutenção converteram a análise de óleo num método imprescindível para muitos setores industriais devido aos benefícios que reporta.

Um bom programa de manutenção baseado na análise do óleo determina quer a condição do equipamento, quer o próprio estado do óleo em utilização, já que deteta a contaminação e a degradação do próprio óleo antes que estas circunstâncias ocasionem a falha do equipamento.

Deste modo, e graças a um programa de manutenção bem gerido, as empresas podem evitar os custos que as peças de substituição pressupõem, a mudança do óleo antes do tempo e, evidentemente, as paragens não programadas que implicam problemas maiores para a empresa.

A Lubrication Management recomenda analisar o óleo lubricante para manter os equipamentos em ótimas condições para o seu rendimento.

Leave a Comment!

Your email address will not be published. Required fields are marked *


Posts relacionados